VICTOR CHICRI

BIOGRAFIA  

Formado em 1988 em Música com Habilitação em Regência pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, VICTOR CHICRI é Maestro, Arranjador, Produtor Musical, Compositor, Cantor e Músico, cujos principais instrumentos são o piano e os teclados, mas também tem grandes habilidades com violão, guitarra, contra-baixo, cavaquinho e bateria.

  

PRÊMIOS

Disco de Ouro como “Arranjador” do disco do grupo Balão Mágico em 1989 pela Sony Music;

Álbum de Platina como “Produtor Musical” do CD da dupla Sandy & Junior em 2001 pela Universal Music;

Grammy Latino em sua participação como “Músico Tecladista” em todas as faixas do CD Xuxa Só Para Baixinhos 3, em 2003 pela Som Livre.

Victor Chicri de Almeida Abdelnur é casado com Luciene Hess Fernandes Abdelnur e pai de três filhos: Victor Hugo D’Albuquerque Abdelnur, Gabriella D’Albuquerque Abdelnur e Renan Augusto Fernandes Guimarães, sendo que o último foi trazido por Deus através do seu casamento, e todos estão envolvidos na área musical.

Filho de Victor Abdelnur (ex-diretor de imagens da Rede Globo de Televisão que trabalhou durante muitos anos em parceria com Hans Donner) e de Arlette Abdelnur (ex-apresentadora de televisão, ela dividiu um programa com Hebe Camargo chamado “Mundo das Mulheres” e teve um programa infantil chamado “Clube da Tia Arlette”).

Victor Chicri desenvolveu interesse pela música muito cedo, aos 4 anos de idade começou a aprender piano e aos 15 anos já estava filiado ao Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, tocando teclados em uma banda que fazia bailes para eventos (empresas, formaturas, casamentos).

Aos 17 anos esse grupo de baile se apresentou em um show patrocinado pela Rádio Manchete no Rio de Janeiro onde estavam também se apresentando artistas populares famosos como Fábio Júnior, Ovelha, Sidney Magal, etc. Nesta época também começou a tocar profissionalmente em bares, churrascarias, casamentos, etc.

Aos 21 anos, Victor Chicri foi convidado para substituir um tecladista no estúdio de gravação das trilhas musicais da Rede Globo, onde conheceu o baterista João Cortez, que se impressionou com sua “performance” e o indicou como músico tecladista para a cantora Joanna. Ela o contratou imediatamente e em menos de um mês já saiu para uma turnê de 15 dias em Portugal.

O seu grande conhecimento em regência, em função de ter se graduado como Maestro em 1988, unido à sua grande habilidade como músico pianista/tecladista, ou seja, um profundo conhecedor em harmonia, levou a sua carreira ao patamar de Diretor Musical de várias bandas e artistas. Depois se tornou um dos maiores “Arranjadores” do Brasil e um excelente “Produtor Musical”.

Victor Chicri compôs, produziu, regeu músicas e trabalhou como músico tecladista em algumas trilhas sonoras para o cinema brasileiro, para novelas da Rede Globo e Rede Manchete e para campanhas publicitárias da Coca-Cola, McCann-Erickson, Loreal, Norton, Unicef, Bee e comerciais da Confederação Brasileira de Futebol, os quais foram transmitidos em todo o Brasil.

A repercussão do seu trabalho musical o levou a ser contratado pela Rede Globo como músico tecladista em 1990 no quadro “controle remoto” do programa do Faustão e em 1992/1993 no programa o “Show do Mallandro” do Sérgio Malandro.

Victor Chicri trabalhou ora como músico tecladista, ora como Arranjador, ora como Produtor, com diversos artistas brasileiros conhecidos como Ana Carolina, Angélica, Bebel Gilberto, Bebeto, Cassia Eller, Joanna, Gabriel o Pensador, Deborah Blando, Ed Motta, Emílio Santiago, Gal Costa, Ivete Sangallo, Sandy&Junior, Seu Jorge, Simone, Sula Miranda, Timbalada, Wanessa Camargo, Xuxa, Zeca Pagodinho, entre outros.

Seu sucesso profissional alcançou patamares internacionais. Em 1992, no festival de Jazz de Montreux, Victor Chicri fez uma participação junto com a cantora Simone no show do Quincy Jones (renomado produtor americano); em 2007 fez um arranjo e regeu um octeto de cordas para a música “Nightlife” do Cd “Toolin’ Around Woodstock” de Arlen Roth (eleito um dos 100 melhores guitarristas do século de acordo com a Vintage Guitar Magazine); em 2008 dirigiu em New York o show “Reconvexo” da cantora da Suiça Telma Vialle, onde também tocou como músico tecladista junto com grandes músicos locais (que haviam gravado com “Sting” e tocavam no show da Broadway Stamp de NY); em 2009 foi convidado por Carlos Darci (grande Arranjador e Diretor Musical há mais de 15 anos do “Cafe Wha?” - NY) para tocar com ele nas famosas casas musicais de New York: Café Wha, S.O.B’s e Nublu.

Em 2004 entrou para o Mercado Gospel e como Produtor, nesta época gravou os CD’s dos cantores evangélicos Marcos Nunes (Ministério Sara Nossa Terra), José Pazos (Ministério Sara Nossa Terra) e Bené Gomes (Ministério Koinonya), além de mixar um CD para a Igreja Nova Vida de Jacarepaguá.

Em 2006 mudou-se para New York e foi contratado pela Primeira Igreja Batista de Nova York (PIBBRNY) para dirigir toda a área musical da igreja, onde começou o seu trabalho de multiplicação e capacitação de talentos, transformando o quadro de músicos da PIBBRNY que era de 4 pessoas na época de sua contratação para mais de 60 pessoas após 4 anos.

Em 2007, foi um dos fundadores do Grupo Gospel de Samba “TOM DE DEUS”, compondo várias músicas e dirigindo a primeira apresentação deste grupo no “Brazilian Day” de Astoria, New York.

Em 2008, Victor Chicri escreveu, compôs, arranjou e regeu a Cantata de Páscoa “Dilúvio de Amor” com orquestra e coral na PIBBRNY. Também dirigiu a montagem de um estúdio dentro da igreja PIBBRNY, cuja tecnologia permite a transmissão dos cultos ao vivo pela internet. E ainda nesse mesmo ano, dirigiu a apresentação da banda “JAMP Praise” na Flórida para mais de 2.000 pessoas.

No início de 2009, Victor Chicri foi contratado também pela “Mount Vernon First Brazilian Church of the Nazarene” de New Rochelle, cidade vizinha à New York City, para dirigir também a música desta igreja, sendo a partir de então responsável pela área musical de 2 igrejas.

Victor Chicri dirigiu várias apresentações de bandas na Casa do Brasil em Manhattan, New York e também dirigiu todos os ensaios e apresentações das seguintes bandas:

Banda JAMP Praise – PIBBRNY

Banda Adorar-Te – PIBBRNY

Banda Breaking Chains – PIBBRNY

Banda Cross Fire – PIBBRNY

Banda Tom de Deus – PIBBRNY

Banda Nazareno Adultos – Igreja Nazareno

Banda Nazareno Kids – Igreja Nazareno

Ainda em 2009, abriu a VCA Music, seu próprio Selo e Editora Musical em New York, em parceria com sua esposa Luciene Abdelnur.

Desde então, vem produzindo, criando arranjos, compondo e gravando vários artistas e bandas:

 - Banda The Mesaje, gravada no Avatar Studios em NY - 2009

- Banda Provisão, gravada no estúdio da VCA em NY - 2009

- Atilano Muradas, gravação de um single para a campanha Jesus Transforma no estúdio da VCA em NY - 2010

- Lucas Izidoro, gravação de um single “We are the change” no estúdio da VCA em NY - 2011

- Banda Tom de Deus, gravada no estúdio da VCA em NY – 2011 / 2012

- Ronaldo Bezerra, gravado no Avatar Studios em NY – 2012 / 2013

Em Setembro de 2010 e de 2011, Victor Chicri dirigiu as apresentações do grupo Tom de Deus para milhares de pessoas em Manhattan, New York, no maior evento brasileiro dos Estados Unidos, o “Brazilian Day”, onde cantou e tocou violão ao lado de sua esposa Luciene que atualmente participa deste grupo na parte vocal.

A partir de 2011, Victor Chicri foi contratado como Maestro Responsável pela música da Conferência para Pastores e Lideres do Idioma Português nos EUA e Canadá que acontece todos os anos desde então no estado de Conecticut – USA, coordenando toda a parte de Louvor e Adoração da Conferência, incluindo toda a estrutura de som ao vivo (aluguel, montagem e desmontagem de equipamentos, contratação de equipe de som, etc.), além de formar e reger as bandas especiais para acompanhar os artistas convidados, tais como Ana Paula Valadão (Diante do Trono), Asaph Borba e Ronaldo Bezerra.

 

Maestro Victor Chicri:

O Maestro é o responsável por decisões de interpretação da música, tais como andamento, caráter, instrumento ou voz a ser destacada em determinado trecho, coordenando os ensaios, o que o obriga a conhecer previamente e muito bem a totalidade da obra para garantir a perfeita junção das partes de cada músico, marcando o tempo e as entradas mais importantes durante a execução do concerto.

Como Maestro, Victor Chicri regeu orquestras em gravações e apresentações.

Orquestras regidas em gravações: 

Trilha sonora da novela Tocaia Grande (1995/1996);

Trilha sonora orquestrada do filme longa metragem "Condenado Liberdade" (2001);

CD’s dos artistas: Sublimes – 1995, Farofa Carioca - 1998, Luis Melodia - 2001, Meninas Cantoras Petrópolis – 2001, Alan Roth - 2007, The Mesaje - 2009, Banda Provisão – 2009, Ronaldo Bezerra – 2012. 

Orquestras regidas em apresentações: 

Orquestra de cordas e madeiras, juntamente com bandas básicas (bateria, percussão, piano, baixo e guitarra) e coral em Musicais de Natal e de Páscoa em New York (Cantata de Natal em 2006, Cantata Dilúvio de Amor em 2008, Cantata Hosana Vem Salvar em 2010, Cantata Jesus o Verdadeiro Natal em 2011);

Orquestra completa com cordas, madeiras, metais, timpani e harpa no Musical Uma Canção de Natal no Queens Theatre em 2012).

Arranjador Victor Chicri:

Victor Chicri foi considerado um dos melhores Arranjadores do Brasil, um dos pioneiros no país a usar o computador para fazer arranjos para músicas. Seu bom gosto e sua criatividade aliados ao seu grande conhecimento em tecnologia, resultou em músicas maravilhosas que acabaram fazendo sucesso, tais como:

Angélica - música Angelical Touch (Debarros Filho);

Simone – música Uma Nova Mulher (Paulo Debétio - Paulinho Rezende);

Polegar – música Dá Pra Mim

Premiação como Arranjador:

Disco de Ouro como “Arranjador” do disco do grupo Balão Mágico em 1989 pela Sony Music.

Diretor Musical Victor Chicri:

O seu grande conhecimento em regência, em função de ter se graduado como Maestro em 1988, unido à sua grande habilidade como músico pianista/tecladista, ou seja, um profundo conhecedor em harmonia, levou a sua carreira ao patamar de Diretor Musical de várias bandas e artistas, tais como:

 

Joanna (turnê de 2 anos);

Sidney Magal (temporada de shows no Canecão/RJ com direção do Jorge Fernando);

As Sublimes (turnê de 2 anos);

Débora Blando (turnê de 2 anos);

Bebel Gilberto (show feito no Jazz Mania/RJ com Zé Luiz);

Guima Moreno (um show específico).

 

Atualmente, Victor Chicri trabalha no meio Gospel como Diretor Musical de diversas bandas ( todas tem entre 6 a 10 componentes) em igrejas evangélicas de New York:

 

Banda JAMP Praise (Jovens) – PIBBRNY

Banda Adorar-Te (Adultos) – PIBBRNY

Banda Breaking Chains (17-20) – PIBBRNY

Banda Cross Fire (12-17) – PIBBRNY

Banda Next Generation (7-12) - PIBBRNY

Banda Tom de Deus ( banda de samba)– PIBBRNY

Banda Nazareno Adultos – Igreja Nazareno

Banda Nazareno Kids – Igreja Nazareno

 Produtor Musical Victor Chicri:

Victor Chicri foi considerado um dos maiores Arranjadores do Brasil, como conseqüência, trabalhou com o diretor da Sony Music, Sérgio Lopes, que em 1990 decidiu convidá-lo a produzir o disco inteiro da Banda Stryx, com o patrocínio do programa dos Trapalhões da Rede Globo, que fez sucesso no sul do Brasil. O trabalho deu muito certo e, a partir de então, começou sua carreira como Produtor Musical e passou a produzir faixas e discos para diversos artistas tais como:

Sandy & Junior

Colapso

Lord K

Gabriela Nader

Eletrosamba

Telma Viale

Bené Gomes

Marcos Nunes

Djalma e Mano Borges

Mister sombra

The Mesaje

Banda Provisão

Banda Tom de Deus

Ronaldo Bezerra

Premiação como Produtor Musical:

Álbum de Platina como “Produtor Musical” do CD da dupla Sandy & Junior em 2001 pela Universal Music.

 

Compositor Victor Chicri:

 

Como compositor, Victor Chicri compôs músicas que foram gravadas pelos seguintes artistas: 

Ana Carolina – “Grito Sozinha”;

Angélica – “Bons momentos”;

As Sublimes (parceria com Bernardo Villena) - “Minha história”;

Banda Jaya;

Mr. Sombra;

Negril (em parceria com Dagama do Cidade Negra);

Paulinho Moska – “Amém”;

Stryx - .

Também compôs em New York com o famoso saxofonista e compositor Zé Luiz e com a cantora da Suiça Telma Viale.

No meio Gospel, compôs músicas que estão nos CD’s de Marcos Nunes (Ministério Sara Nossa Terra), José Pazos (Ministério Sara Nossa Terra) e Bené Gomes (Ministério Koinonya). Além disso, compôs músicas para as bandas: JAMP Praise, Provisão, The Mesaje e Tom de Deus.

Também compôs todas as músicas do Musical Dilúvio de Amor.

Cantor Victor Chicri:

A partir dos 30 anos de idade, começou a estudar técnicas vocais e de expressão corporal, para realizar o desejo que começou a nascer em seu coração: cantar. Foi então que em 1999, Victor Chicri se tornou o vocalista da banda Jaya que foi formada por ele juntamente com Aurélio Kalfman e Rick De La Torre. O disco da banda Jaya foi gravado em Brasília em 2000 pela Som Livre e produzido por Felipe Seabra, integrante do Plebe Rude, famosa banda de “punk rock” dos anos 80. O Jaya se apresentou em vários lugares do Brasil, tocou em diversas rádios e em alguns programas de televisão, inclusive na “MTV” brasileira.

A partir de 2006, Victor Chicri se mudou para New York para trabalhar na área Gospel e esse trabalho com a banda Jaya foi interrempido.

Atualmente, Victor Chicri canta no Grupo TOM DE DEUS juntamente com sua esposa Luciene Chicri (“back vocal” da banda).

Músico Victor Chicri:

Victor Chicri trabalhou como Músico pianista / tecladista com diversos artistas brasileiros conhecidos:

Ana Carolina

Angélica

Bebel Gilberto

Bebeto

Cassia Eller

Deborah Blando

Ed Motta

Emílio Santiago

Gal Costa

Gabriel o Pensador

Ivete Sangallo

Joanna

Sandy&Junior

Seu Jorge

Simone

Sula Miranda

Timbalada

Wanessa Camargo

Xuxa

Zeca Pagodinho, entre outros.

Premiação como Músico:

 

Grammy Latino em sua participação como “Músico Tecladista” em todas as faixas do CD Xuxa Só Para Baixinhos 3, em 2003 pela Som Livre.

 

Trabalhos de Victor Chicri para o Cinema:

Victor Chicri compôs, produziu, regeu músicas e tocou como músico tecladista em algumas trilhas sonoras para o cinema brasileiro:

 

Composição e Produção da canção “Grito Sozinha” do  filme, "Condenado Liberdade", 2001, interpretada pela famosa cantora brasileira Ana Carolina;

Maestro, Compositor e Arranjador da trilha sonora orquestrada do longa metragem "Condenado Liberdade", 2001;

Músico Tecladista na canção do filme de sucesso "Xuxa e Os Duendes", 2001;

Fez toda a trilha sonora do curta-metragem "A Missa", 2005.

Trabalhos de Victor Chicri na área de Marketing (Publicidade e Propaganda):

Victor Chicri por três anos (1997-2000) foi um dos proprietários da “Produtores Associados”, trabalhando com grandes agências na produção de campanhas publicitárias para clientes como Coca-Cola, McCann-Erickson, Loreal, Norton, Unicef e Bee, sendo o responsável por toda a parte musical das campanhas.

Mais tarde, entre 2002 e 2004, compôs, arranjou e produziu jingles para os comerciais da Confederação Brasileira de Futebol, os quais foram transmitidos em todo o Brasil.

 

Trabalhos de Victor Chicri para a Televisão:

Victor Chicri compôs e produziu várias trilhas sonoras para diversas novelas da Rede Globo de Televisão, tais como Mandala (1987/88), Bebê a Bordo (1988/89), Que Rei sou eu? (1989), o Salvador da Pátria (1989), Rainha da Sucata (1990), entre outras, que até hoje são distribuídas pelo mundo inteiro e para a série TV Pirata (1992).

Foi contratado pela Rede Globo de Televisão para trabalhar como tecladista em 1990 no quadro “controle remoto” do programa do Faustão e em 1992/1993 no programa o “Show do Mallandro” do Sérgio Malandro.

Na rede Manchete, compôs, produziu e regeu a trilha sonora da novela Tocaia Grande (1995/1996).

Mestre de Música – Victor Chicri:

Desde que chegou a New York, Victor Chicri vem desenvolvendo um trabalho de multiplicação de talentos através da capacitação de novos músicos, sendo Mestre de alguns alunos selecionados para este fim.

Ele sempre se interessou sobre assuntos relacionados a Deus e lendo a Bíblia, sentiu muito forte em seu coração que Deus o chamava em particular para um trabalho de “multiplicação de talentos” quando leu seguinte texto bíblico:

Matheus 25:14-30 (NVI)

“E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco. Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. “Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles. O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’. “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’ “Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’. “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’“Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’.“O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. “ ‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’.

A prova disto é o que tem acontecido em New York. Desde que chegou, transformou a área musical da PIBBRNY de 4 pessoas em 2006 para mais de 60 músicos em 2010 e na Nazareno de 5 pessoas em 2009 para 17 em 2010.

Atualmente dirige 7 bandas musicais “gospel” em New York:

Banda JAMP Praise (Jovens) – PIBBRNY

Banda Adorar-Te (Adultos) – PIBBRNY

Banda Breaking Chains (17-20) – PIBBRNY

Banda Cross Fire (12-17) – PIBBRNY

Banda Next Generation (7-12) - PIBBRNY

Banda Tom de Deus ( banda de samba)– PIBBRNY

Banda Nazareno Adultos – Igreja Nazareno

Muitas dessas pessoas que participam das bandas acima foram ou vem sendo capacitadas por Victor Chicri, como Mestre de música.